O que é um cabo XLR?

22/10/2021 09:00



Os cabos XLR são usados ​​em aplicações de áudio que variam de shows ao vivo a sessões de gravação profissional. Os cabos XLR têm três pinos e um conector circular. Eles são usados ​​para fornecer sinais balanceados de nível de linha e microfone em longas distâncias, de modo que um cabo XLR pode ser simplesmente considerado um cabo de microfone. A capacidade de um cabo XLR de fornecer um sinal balanceado significa que o sinal de áudio final terá menos ruído indesejado de interferência elétrica externa. Isso preserva o sinal de áudio original, mesmo em longas distâncias e perto de outros dispositivos eletrônicos.

Cabos não balanceados

Os cabos de áudio não balanceados têm dois fios que funcionam como condutores; um carrega o sinal e o solo. Eles são mais baratos, mas são suscetíveis a ruídos causados ​​pela interferência dos campos elétricos de dispositivos eletrônicos próximos. Por esse motivo, cabos não balanceados não devem ser usados ​​para aplicações de áudio que requerem cabos longos. O comprimento máximo sugerido para cabos balanceados é de 9 metros.

Cabos Balanceados

Os cabos de áudio balanceados têm três fios que funcionam como condutores - negativo, positivo e terra. Os fios positivo e negativo carregam o sinal de áudio, mas com polaridades opostas. Isso significa que qualquer ruído de fontes externas de interferência será cancelado. Cabos balanceados são adequados para aplicações de áudio que requerem comprimentos longos.

Cabos XLR

Os cabos XLR são cabos balanceados. Eles têm conectores circulares com três pinos - positivo, negativo e terra. Essencialmente, eles são iguais a um cabo Tip Ring Sleeve (TRS). A única diferença é o tipo de conector - os cabos TRS parecem cabos de tomada padrão. O "pino 1" (o pino do lado esquerdo quando voltado para o conector macho, ou o orifício do lado direito quando voltado para o conector fêmea) é sempre o sinal de aterramento em uma pinagem XLR.

Como funciona um cabo XLR

Quando dois dispositivos balanceados são conectados, o cabo XLR fornece um sinal de áudio positivo, um sinal de áudio negativo e um sinal de aterramento. O sinal de áudio positivo e o sinal de áudio negativo são idênticos, exceto que estão invertidos. Se houver interferência elétrica, esse ruído entrará tanto no sinal de áudio positivo quanto no sinal de áudio negativo. Quando os sinais positivos e negativos alcançam o dispositivo balanceado no final da cadeia, um dos dois sinais de áudio é invertido. Agora, os dois sinais de áudio são idênticos em todos os sentidos. No entanto, o ruído que estava no sinal de áudio agora foi invertido. Quando o ruído invertido é combinado com o ruído original, eles se cancelam. Tudo o que resta é o sinal de áudio original.

Usos de cabos XLR

A qualidade mais importante de um cabo XLR é que ele é balanceado. Isso o torna adequado para aplicativos de som ao vivo e aplicativos de estúdio de gravação. Por exemplo, se uma placa de mixagem estiver a mais de 7 metros de distância da banda que está amplificando, serão usados ​​cabos XLR. Além disso, cabos XLR são usados ​​para conectar a maioria dos microfones. Como os microfones geralmente requerem uma fonte de alimentação, algumas placas de mixagem são projetadas para fornecer energia. Isso é chamado de "alimentação fantasma"(Phantom Power). Os cabos XLR permitem que as placas de mixagem forneçam alimentação fantasma aos microfones. A maioria dos outros cabos não pode fazer isso.

Outras considerações

Os cabos XLR só podem fornecer um sinal balanceado se ambos os dispositivos em uma das extremidades do sinal também estiverem balanceados. Se qualquer dispositivo de áudio na cadeia estiver não balanceados, isso fará com que toda a cadeia de sinal fique desequilibrada. Além disso, sempre verifique com o fabricante se o dispositivo está balanceado.

 

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: