O que é Interface de áudio

08/10/2021 09:00

Simplificando, uma interface de áudio é um dispositivo físico que permite a entrada e saída de som de seu computador.

Quem precisa de uma interface de áudio?

Cada telefone celular, tablet e computador vem com uma interface de áudio embutida. Todos eles têm um microfone que captura som e alto-falantes ou uma saída de áudio (como um fone de ouvido) que emite som. Então você pode perguntar: “Por que eu precisaria de uma interface de áudio se meu computador já vem com uma?” Bem, a resposta depende de como você cria música.

A verdade é que, se você não vai gravar nada e está apenas usando os fones de ouvido, pode adiar a obtenção de uma interface por enquanto. Mas se você deseja gravar algo com um microfone ou conectar seu computador a alto-falantes externos, provavelmente deve investir em uma interface de áudio.

O que constitui uma interface de áudio?

As interfaces de áudio vêm em muitas configurações e especificações diferentes, mas todas são apenas variantes dos seguintes componentes principais:

Entradas e saídas

Muitos fabricantes de interface de áudio fazem várias variantes do mesmo tipo de interface de áudio. Na maioria das vezes, as variantes são baseadas no número de entradas e saídas que a interface de áudio possui. Mais entradas permitem gravar mais trilhas simultaneamente, enquanto mais saídas permitem que você envie seu áudio para vários destinos de áudio simultaneamente.

Se você é um cantor e compositor ou produtor de quarto interessado em gravar no máximo dois microfones a qualquer momento e tem apenas um par de alto-falantes, provavelmente se sairia bem com apenas uma interface de áudio de duas entradas / duas saídas.

Observe que algumas interfaces de áudio podem ter opções para receber entradas ópticas digitais para expandir suas opções de entrada e saída de interface de áudio.

Pré-amplificadores de microfone

Relacionados às entradas nas interfaces de áudio estão o que chamamos de pré-amplificadores de microfone. Estes são os circuitos dentro da interface de áudio que aumentam o sinal do microfone que você conectou ao seu pré-amplificador. Algumas interfaces de áudio são muito caras porque têm pré-amplificadores de microfone de alta qualidade que aumentam o sinal do microfone de uma forma limpa e pura, sem nenhum ruído. No entanto, muitas interfaces de áudio acessíveis no mercado hoje em dia têm pré-amplificadores de microfone bastante sólidos que não queimam seu bolso, graças às maravilhas da tecnologia.

Conversores de áudio

Você provavelmente verá o termo "taxas de amostragem suportadas" na maioria das interfaces de áudio, junto com números como 44,1 kHz, 88,2 kHz, 96 kHz, 192 kHz, etc. Isso está relacionado a como a interface de áudio pode lidar com a conversão do áudio capturado (áudio analógico) em sinais digitais de uma forma que permite que seu computador os “leia”. Naturalmente, quanto maior for a taxa de amostragem, melhor será a qualidade do áudio e maior será o tamanho do arquivo. Os profissionais de áudio pagam grandes somas de dinheiro por interfaces com conversores de última geração. Afinal, você pode ter o melhor microfone, o melhor pré-amplificador de microfone do mundo e o melhor vocalista, mas se os conversores de áudio que transformam sua gravação em sinal digital forem de baixa qualidade, o áudio resultante será de baixa qualidade.

Os conversores de áudio não existem apenas no 'front end' durante a captura de áudio eles também existem no 'back end' quando o áudio digital do seu computador precisa ser convertido de volta para um sinal analógico, para que os alto-falantes possam reproduzi-lo. Geralmente, as interfaces de áudio com conversores de áudio de alta qualidade custam mais dinheiro.

Seção de monitoramento

Cada interface de áudio tem o que chamamos de seção de monitoramento. Isso geralmente é composto de um botão de volume, uma saída cue (ou fone de ouvido) e talvez uma chave para alternar entre os diferentes pares de saídas de alto-falante. Normalmente, quanto mais opções de monitoramento uma interface tiver, mais cara ela será.

Tipos de interfaces de áudio

Quando mencionamos os tipos de interface, queremos dizer a maneira como a interface de áudio se conecta ao seu computador. Atualmente, a maioria das interfaces vem com conectores USB-A ou USB-C. Para a maioria dos casos de uso, um conector USB-A padrão deve ser bom o suficiente, mas se você precisar de uma latência muito menor (isso só importa quando você está gravando várias entradas simultaneamente), escolha um conector com uma largura de banda maior, como o conector Thunderbolt .

 

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: