Como você pode saber a diferença entre XLR e DMX?

15/10/2021 09:00

Os cabos XLR e DMX têm um pouco de coincidência e pode ser difícil mantê-los separados. A resposta curta é que XLR é usado para áudio enquanto DMX é usado para iluminação. Ambos os cabos usam o mesmo tipo de conectores e têm a mesma aparência por fora, existem diferenças por dentro. Há um pouco de funcionalidade cruzada, mas XLR e DMX não devem ser trocados, a menos que os usuários se encontrem em uma situação desesperadora.

OS CONECTORES DMX E XLR SÃO IGUAIS?

Enquanto DMX se refere a algo específico, “XLR” é mais um termo abrangente. Ele pode se referir a um cabo XLR, conector XLR ou até mesmo cabos de áudio em geral. Frequentemente, os cabos de microfone são chamados de XLR, mesmo que também possuam outro tipo de conexão de áudio. Os cabos DMX usam conectores XLR, mas seu uso especializado também deu a eles um nome próprio. Os usuários não familiarizados com todas as diferentes opções de XLR podem precisar esclarecer exatamente o que “XLR” significa quando ouvem o termo usado.

Os cabos XLR são usados ​​com equipamento de áudio profissional, como microfones, mixers, amplificadores e placas de som. Embora existam algumas variedades diferentes de conectores XLR por aí, o mais comum é a versão de 3 pinos. Cada pino é usado para positivo, negativo e um aterramento, respectivamente. Se mais pinos forem necessários para sinais adicionais, conectores XLR com mais de 3 pinos podem ser usados.

Embora muitos cabos XLR usem XLR em ambas as extremidades, cabos que vão de XLR para outro formato também são comuns. Outros formatos de áudio populares como P2, RCA, P10 e Speakon são compatíveis com XLR. Isso torna o XLR a escolha ideal ao conectar dispositivos com entradas / saídas variadas.

Há também uma versão reduzida de XLR chamada Mini XLR. Se um dispositivo não tiver espaço suficiente para uma porta XLR, ele pode usar uma porta Mini XLR. A disposição dos pinos em uma Mini Port é mais comprimida devido às limitações de espaço, mas mantém a mesma forma geral para manter a funcionalidade entre o XLR padrão e o Mini equivalente.


XLR de 3 pinos de tamanho real (esquerda) vs. a versão Mini XLR (direita)

O QUE SÃO CABOS DMX?

Os cabos DMX foram originalmente projetados usando tecnologia XLR pré-existente na década de 1980. A ideia por trás do DMX era pegar a tecnologia existente e adaptá-la aos sistemas de iluminação, que na época usavam cabos mais antigos que eram pesados ​​e desajeitados. Por fora, um conector DMX é idêntico a um equivalente XLR. A escrita impressa na parte externa do cabo dirá “DMX” ou “XLR” para identificar o cabo.

Como o XLR, a versão mais comum do DMX é a versão de 3 pinos. DMX também tem uma versão de 5 pinos que é comum. Originalmente, a ideia era que um conector de 5 pinos pudesse funcionar da mesma forma que a versão de 3 pinos e então os dois pinos extras poderiam ser usados ​​para atualizações futuras. Embora tenha havido tentativas de usar esses pinos extras ao longo dos anos, nenhuma delas se tornou o padrão da indústria. Devido a essa semelhança, existem adaptadores DMX que podem ser usados ​​para ir de 3 a 5 pinos ou vice-versa.

A principal diferença entre DMX de 3 e 5 pinos é o tamanho e o layout dos pinos. Como os dois pinos extras no DMX de 5 pinos raramente são usados, muitos cabos DMX no mercado hoje realmente os deixam desconectados e apenas conectam os três pinos principais. Também deve ser observado que o DMX de 5 pinos se assemelha a alguns conectores DIN de 5 pinos, particularmente a versão 180 °, mas eles não são iguais e não são intercambiáveis.

DMX de 5 pinos (esquerda) em comparação com três tipos diferentes de DIN de 5 pinos

POSSO USAR XLR PARA DMX?

A diferença entre XLR e DMX é o desempenho do cabo. Sim, é possível (mas não recomendado) usar cabos XLR para conexões DMX. DMX tem uma impedância mais alta (110 ohms) do que XLR (75 ohms). Isso significa que o XLR usa sinais diferentes dos que o DMX foi projetado para lidar. Um cabo XLR pode transmitir um sinal DMX, mas não muito bem. Um cabo XLR usado para isso provavelmente causará luzes piscando ou perderá o sinal, se é que funciona.

Usar XLR e DMX juntos não danificará seu equipamento, mas é provável que haja degradação do sinal. As chances de degradação, ou perda total do sinal, também podem aumentar com base na distância do cabo, o número de conexões usadas e quantas dessas conexões são XLR vs. DMX.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: